Uma vez, eu ouvi alguém falando sobre a mania do brasileiro colocar (muito) sal em tudo: da batatinha à salada. Não consigo me lembrar quem falou isso (desculpe aí, autor da frase!), nem a ocasião em que ouvi, mas o fato é que a segunda parte da fala me marcou muito: o sal é apenas UM dos temperos que temos disponível. Por que não, então, adicionar outros sabores pra diminuir este consumo, que, em excesso, traz tantos malefícios para a saúde?

A natureza é tão perfeita que fez um monte de ervas aromáticas e especiarias para agradar a todos os gostos: tem mais picante, mais adocicado, mais terroso, e por aí vai. Como não cabe tudo em um post só, hoje vou me concentrar no segundo grupo para dar algumas ideias de sabores para quem anda sem criatividade. 

Lívia Nogueira, nutricionista do ObaHortifruti (que também concedeu a receitinha deste post) e Fernanda Paulucci, nutricionista funcional, me ajudaram listando as principais características de cada especiaria, benefícios e, o melhor de tudo: o que combina com o que. Afinal, não é todo mundo que nasce MasterChef já sabendo as melhores misturas de ingredientes na cozinha, certo?

O melhor de tudo é que a maioria destes ingredientes são coisas baratas, e que fazem uma diferença danada na hora de cozinhar. E de comer, claro!  Selecionei apenas alguns deles, mas existem muitos outros…e obviamente os benefícios e formas de uso estão resumidos, mas espero que algo possa inspirar você a diminuir o consumo do sal e dos temperos prontos e caprichar mais nos sabores naturais. 

Creative Commons

Creative Commons

Acafrão-da-terra
Sabor: terroso e levemente apimentado.
Combina com: ovo mexido, arroz, carnes, caldos e até no preparo de pães.
Alguns benefícios: tem propriedades digestivas, é antiinflamatório e tem ação analgésica, antibacteriana, antibacteriana e antialérgica. 

Canela
Sabor: levemente adocicado.
Combina com: frutas, legumes, carnes, chás, sucos, doces.
Alguns benefícios: tem ação termogênica, ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue.

Cravo
Sabor: levemente picante.
Combina com: chás, doces e até mesmo alguns tipos de carne, como a de porco.
Alguns benefícios: tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, antioxidantes, analgésicas e antiinflamatórias.

Gengibre
Sabor: picante.
Combina com: sucos, carnes, frango, sopas.
Alguns benefícios: termogênico, acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal.

Noz-moscada
Sabor: paladar adocicado e levemente ardido.
Combina com: molhos, queijos, frangos, bolos, cremes, tortas e doces.
Alguns benefícios: tem função antioxidante, relaxante, auxilia nos problemas respiratórios, alivia ansiedade e a depressão.

Pimenta
Sabor: picante.
Combina com: carnes, grelhados, molhos, sopas.
Benefícios: considerado um alimento funcional, a pimenta tem baixa caloria, é rica em fibras, vitaminas B6 e C, e também nos minerais potássio, ferro e magnésio. Tem ação antiinflamatória e auxilia a imunidade do corpo. 

Curry
Sabor: terroso e com toque apimentado.
Combina com: frango, risotos, peixes, saladas e caldos.
Alguns benefícios: tem ação antiiflamatória, o que significa que pode ser benéfico para problemas dessa origem: inchaço, celulite, artrite, obesidade e doenças autoimunes são apenas alguns. Também aumenta a imunidade graças às vitaminas A, C e B6. 

Coloral
Sabor: terroso com toque floral e um leve amargor.
Combina com: carnes, ovos, peixes, legumes, arroz, batata doce e verduras.
Alguns benefícios: é rico em antioxidantes, em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B2 e B3.

Anis estrelado
Sabor: adocicado e fresco.
Combina com: doces, marinadas, alguns tipos de carne, peixes e frutos do mar, sopas e caldos.
Alguns benefícios: tem propriedades analgésicas, bactercidas e antioxidantes, também faz bem para o sistema respiratório e para a imunidade. 

Bora colocar em prática?
Sexta-feira é dia de petiscar e petisco lembra o que…? Fritutura e sal. A batatinha frita é um “hit” dos happy hours, mas dá para fugir do óbvio e fazer várias coisinhas assadas, e, claro, usando as especiarias para deixar tudo ainda mais gostoso. Abaixo, você já tem uma ideia para hoje a noite. Que tal?

Foto: Oba Hortifruti/Divulgação

Batata doce assada com curry 

Ingredientes
1 batata doce
1 fio de azeite de oliva
Curry em pó e sal a gosto

Modo de preparo
Descasque as batatas, cortando-as conforme sua preferência e tempere com curry em pó e sal a gosto (pouco, de preferência!). Regue com um fio de azeite. Leve ao forno e deixe assar até que as batatas estejam douradas. Sirva ainda quente com arroz integral.