Eu sempre digo (e não custa reforçar) que não é preciso ter grandes dotes culinários para criar receitas práticas, rápidas e saudáveis. O exemplo são estas duas receitinhas de grão-de-bico que eu indico hoje!

Aqui em casa praticamos o consumo moderado de carne, logo, esta alternativa cai sempre muito bem. Segundo a minha parceira Raquel Labonia, da WellMove, o grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína vegetal. Ela foi só elogios quando viu essas receitas, dá uma olhada.

NUTRI LIKES “Gostei porque são muito práticas! E o grão-de-bico também é rico em ferro e em fibras, por isso, é um alimento que traz bastante saciedade. Outra coisa que achei bem interessante é que você usou só temperos naturais, o que comprova que não há necessidade de usar tabletes industrializados para dar sabor. “

Ela também indica este hambúrguer como lanchinho da tarde. Para quem trabalha fora, essa é uma excelente dica para variar um pouco a marmitinha de coisas para comer entre as refeições.

Então vamos às receitas? Elas são bem parecidas, na verdade, mas resolvi colocar as duas porque uma tirei de um livro e outra fiz mais “a olho”. Anota aê!

Hamburguer de grão-de-bico com cenoura

Hambúrguer de grão-de-bico com cenoura

Ingredientes
1 xícara de grão-de-bico cozido
1 xícara de cenoura cozida
1/2 xícara de aveia em flocos finos
1/2 xícara de farinha de rosca
1 colher (sopa) de azeite
1 alho picadinho
2 colheres (sopa) de cebolinha
Temperos a gosto (usei vários: sal, pimenta calabresa, curry, cominho e páprica doce, um cadinho de cada!)

Modo de preparo
Processe o grão-de-bico com a cenoura, depois junte todos os ingredientes e misture bem. Modele e coloque em uma frigideira untada com um pingo de óleo (usei bem pouco do de coco). Tampe a frigideira e deixe grelhar em fogo baixo dos dois lados. Prontinho!

Hambúrguer de grão-de-bico da Magali

Hambúrguer de grão-de-bico da Magali

Ingredientes
400 g de grão-de-bico cozido
1 colher (sopa) de azeite
200 g de cebola ralada
4 dentes de alho picados
Salsa e cebolinha picadas a gosto
1 e 1/2 colher (sopa) de curry em pó
1 e 1/2 colher (chá) de cominho
100 g de aveia
1 ovo
200 g de farinha de rosca
1 colher (sopa) de sal
Azeite para fritar

Modo de preparo
Processe o grão-de-bico cozido e misture-o manualmente com os demais ingredientes (reserve metade da farinha de rosca). Faça o formato de hambúrguer e passe na outra metade da farinha de rosca. Leve à frigideira com azeite para selar. (eu fiz assado, embora a receita original seja frita)

Receita tirada do livro “Caderno de receitas da Magali”, editora Senac.

Mudando os hábitos da criançada!

Acredito que a criançada também pode se beneficiar dessa receita: afinal, que criança não gosta de hambúrguer?

A obesidade infantil é um fato: atualmente, segundo o IBGE, cerca de 30% das crianças brasileiras entre 5 e 10 anos de idade tem o peso acima do considerado saudável.

Um relatório divulgado no fim de janeiro pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostrou que 7,3% das crianças menores de cinco anos estão acima do peso, sendo as meninas as mais afetadas, 7,7%.

É hora de mudarmos este quadro, não? Dentro de alguns anos, estes pequenos serão adultos portadores de doenças como diabetes, hipertensão  e diversos tipos de cânceres.

Se você tem filhos, ou tem crianças na família, que tal começar a oferecer um cardápio mais saudável, variado, com mais ingredientes naturais e menos alimentos ultraprocessados? A obesidade infantil é um problema de todos nós. Bora ajudar a prevenir! 😉