Tudo caseiro: delicie-se com doce de maçã no iogurte grego

Você quer comer um doce, mas não quer nada muito engordativo. Então vai até o supermercado e fica felizão ao perceber que boa parte das empresas têm se dedicado a fazer coisas com frutas: “uau, iogurte com fruta, 100% natural, é esse!”

Mas se perder 10 segundos lendo o rótulo, vai ver que de natural mesmo ali tem pouca coisa. (pior ainda são as versões para criança, é de chorar).

Minha dica, de novo (já estou me tornando repetitiva), é tentar diminuir o consumo dos industrializados e apostar nas suas próprias receitas. Quase sempre é possível deixar menos engordativo um prato; eu sou viciada em ficar pensando em “versões” mais leves das coisas gostosas que como por aí.

Foi inspirada em uma torta de maçã que pensei neste “snack” para comer entre o café da manhã e a marmita do almoço. 

Fiz um doce bem simples e leve de maçã para dar aquele sabor especial ao iogurte – tudo caseiríssimo. O iogurte eu já ensinei como faz neste post aqui

Para fazer o grego, é igualmente simples. Depois que o seu iogurte caseiro ficar pronto, pegue uma panela grande, com um escorredor de macarrão dentro, e, dentro dele, um pano de prato limpinho ou uma fralda de algodão. Despeje o iogurte lá dentro, tampe e leve à geladeira por 12 horas. Costumo fazer a noite, assim, no dia seguinte tá prontinho.

Quando você acordar, vai ver que todo o soro do iogurte ficou no fundo da panela, e o que restou foi um líquido mais denso, bem próximo do grego que compra no mercado. Só que esse foi você que fez e sabe o que tem lá dentro! 

Para acompanhar essa delícia, sugiro este doce de maçã com cravo e canela.

compota_maca_grego2
Doce de maçã

Ingredientes
2 maçãs pequenas (usei a gala)
2 colheres (sopa) de açúcar orgânico
1 xícara de água
1/2 limão
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de preparo
Descasque as maçãs (reserve a casca, ao final do post vai entender por que!); corte em pedaços pequenos e, em uma vasilha, coloque-as mergulhadas no suco do limão. Em uma panela, faça uma caldinha com o açúcar e a água. Quando tiver ficando com aquela cor de caramelo, acrescente as maçãs, o cravo e a canela. 

Vá mexendo em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Esta caldinha vai engrossar, o cheiro que subir vai ser maravilhoso e as maçãs vão ficar bem macias. Depois, leve à geladeira e acrescente pequenas porções ao iogurte quando for comer. Aproveite! 

Sem desperdício!
Com a casca que sobrar da maçã, você pode fazer um chá muito gostoso! É só colocar as cascas em uma chaleira com 2 xícaras de água, canela em pau e cravo a gosto e deixar ferver. Este chá é tão aromático e saboroso que não precisa nem adoçar, vai por mim.  

 cha_casca_de_maca
« »

© 2018 Marmiteira. Theme by Anders Norén.

%d blogueiros gostam disto: