Testei a mousse de abacate com cacau: resultado foi #polêmico

“Daniel (*), hoje fiz uma sobremesa diferente.
“Hum.”
“Eu peguei a casca da abóbora…”

giphy_dog_assustado

 

“MENTIRA, bobo!”

, era só uma pegadinha do Malandro para apresentar a receita de mousse de chocolate diferente que testei essa semana! Estou até agora impressionada com a praticidade: só tem três ingredientes. Isso mesmo: TRÊS ingredientes. E eu fiz em dez minutos. Isso, DEZ minutos.

Estou falando da famosa mousse de abacate com cacau. Vi tanta gente postando essa sobremesa que fiquei com vontade, e olha que nem de doce eu gosto. Ao final deste texto vou dar a minha versão, mas antes vamos aos….

Mousse de abacate facts

Quando eu faço um teste gosto de contar por aqui as opiniões REAIS sobre o resultado, porque o que eu mais vejo por aí é “receitinha fit delícia” e, cá para nós, nem tudo é tão delícia assim.

A questão é que eu sempre acho que vale fazer trocas inteligentes na cozinha e priorizar a comida de verdade, e essa receita se encaixa nesse meu filtro.

Mas vamos lá, vou dar minha opinião #sincerona sobre essa receita. Esta não é a mousse mais light do mundo, porque todo mundo tá careca de saber que o abacate é uma fruta rica em gordura, right? Mas todo mundo sabe também que é uma gordura boa.

giphy_abacate

 

Ok, não é para se entupir de mousse porque tudo em excesso faz mal, mas é melhor comer uma sobremesa à base de fruta do que um doce industrializado qualquer carregado de ingredientes que você não consegue decifrar, não é mesmo?

Outra coisa é que o sabor não fica i-gual-zi-nho a de uma mousse de chocolate. A textura achei bem parecida sim, porque é muito cremosa.

Mousse de abacate com cacau: sente a textura

Mousse de abacate com cacau: sente a textura

Eu usei menos de duas colheres de cacau e achei que o sabor do abacate ainda ficou proeminente, mas para mim isso não é problema porque eu adoro abacate. O meu também não ficou mega doce porque não gosto de coisas mega doces. Mas aí você pode adaptar as quantidades da receita de acordo com as suas preferências.

Daniel não curtiu, diz que prefere o bom e velho abacate com limão. Acho que se eu tivesse feito alguma coisa com casca de abóbora ele teria gostado! 😛

Ao meu ver, o que aconteceu aqui foi o mesmo “probleminha” que citei na receita de estrogonofe de biomassa de banana verde: você olha para a sobremesa e ela tem a MESMA cara de uma mousse de puro chocolate. A MESMA textura. Mas quando você come, o sabor não é o mesmo, então dá um “tilt” no cérebro.

Mas no final das contas, o meu veredicto: achei uma receita “ok”. Não é a coisa mais maravilhosa da vida, e, no fundo, também prefiro o abacate com limão. No entanto, achei uma receita muito prática e também uma excelente opção para colocar em um vidrinho pequeno e levar como um “anexo” da marmita nossa de cada dia: na hora que bater aquela vontade de doce no escritório, você tem algo a mão, feito por você, comida de verdade. Coisa boa, não?

Adaptar a nossa cozinha com opções mais saudáveis é isso mesmo, não é mil maravilhas: tem hora que a gente acerta, tem hora que erra. O importante é não deixar de tentar. 😉

Mousse de abacate com cacau e mel

Ingredientes
1/2 abacate
1 colher (sopa) rasa de mel orgânico
1 e 1/2 colher (sopa) cacau em pó

Modo de preparo
Bata o abacate com o mel no mixer (pode usar liquidificador ou processador se preferir). Depois junte o cacau e bata mais, até virar uma massa homogênea. Coloque em um recipiente e deixe na geladeira por uma hora. E só!

Ah, uma dica VERY important: faça quando o abacate estiver bem maduro. Eu outro dia na afobação abri um e não estava bom ainda…resultado, joguei uma receita fora. #xatiada

Mousse de abacate com cacau é opção de doce com apenas três ingredientes

Mousse de abacate com cacau é opção de doce com apenas três ingredientes

(*) Daniel é meu marido e cobaia oficial do Marmiteira.

« »

© 2019 Marmiteira. Theme by Anders Norén.