Na área da alimentação, o vilão muda de rosto a cada nova pesquisa. Uma hora é o ovo que faz mal para a saúde; em outra, a gordura que deve ser exterminada das refeições; e o que dizer da lactose e do glúten? Demônios!

Na realidade, não é bem assim. Quem se interessa um pouco mais sobre o tema vai descobrir que só o equilíbrio salva o corpo dos quilos extras e das doenças ligadas à obesidade. Não existe vilão e mocinho, existe bom senso. 

Mas cadê juízo na hora que a gente chega no mercado e vê aquele monte de pacote lindo com frases como: “zero gordura”, “sem glúten”, ou “rico em ômega-3”?

Pois é, os rótulos muitas vezes enganam, e para quem quer aprender mais sobre o assunto, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) oferece uma ação no próximo sábado (14).

A minioficina de rotulagem de alimentos será realizada na Feira do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca, em São Paulo, das 10h às 11h. 

Quem passar por lá poderá entender a descrição dos rótulos, como funciona a regulamentação e como fazer para denunciar rótulos errados.

Foto: Creative Commons

Foto: Creative Commons

De olho no sódio
Outra ação interessante que o instituto lança na próxima segunda-feira (16) é o especial ‘O Sódio que Você não Vê’, que marca a Semana Mundial pela Conscientização do Sódio.

Quem entrar no portal do Idec terá acesso a uma área voltada só para o tema, com publicações, dicas de sites, pesquisas e links para vídeos. 

O sódio é um inimigo conhecido, mas muitas vezes passa despercebido na alimentação, pois muita gente o associa apenas com alimentos salgados. 

Aprendendo a decifrar melhor os rótulos é possível deixar de lado as opções muito carregadas neste componente e fazer escolhas mais inteligentes!  

Serviço
Minioficina de rotulagem de alimentos
Onde: Feira do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo
Quando: sábado (14), das 10h às 11h