Organização na cozinha vale ouro! Crie rotina e se alimente melhor; veja dicas

Muita gente acha que eu gosto de cozinhar, mas a verdade o que eu gosto mesmo é de comer. 

comer é alegria!

 

Claro que também curto o ato de cozinhar, mas por prazer, não por obrigação. Por isso prezo pela praticidade. Pra mim é importante evitar os industrializados e priorizar a comidinha caseira. Mas como é que faz sem tempo? Aproveita o tempo livre pra socar o freezer de opção!

Bob Esponja é o chefe do meu freezer

Tive que colocar o Bob Esponja no comando do freezer, pois ele estava tomando proporções estratosféricas

Quem segue o Marmiteira no Instagram vê que sempre que posso compartilho no “Stories” um pouco da minha rotina na cozinha. Minha ideia com isso é mostrar que, para ter uma alimentação de qualidade, não é preciso ser um Masterchef, e sim, uma pessoa organizada.

O dia que vou à feira/supermercado (geralmente, no fim de semana) é também o dia que dedico um tempo a mais nessa organização. Mas eu garanto: esse é o único dia da semana que fico mais horas na cozinha, justamente para poder ficar o mínimo possível nos outros dias.

Queria deixar aqui algumas coisas que funcionam para mim. De repente, posso te ajudar a estabelecer uma rotina mais tranquila com o fogão e, assim, você vai pensar duas vezes antes de comprar comida pronta industrializada. 😉

Vamos lá.

Lavar folhas “numa tacada só”

Lavo tudo e deixo de molho na água com uma colher de água sanitária por quinze minutos. Depois enxáguo e passo na centrífuga de saladas (custa dérreal). Disponho as folhas em um recipiente grande, e uso também alguns papeis-toalha no meio. Viro a tapaué de ponta cabeça, e isso garante que a pouca água que restar escorra para o papel.

Dura muito e tem salada fresquinha pra semana inteira! Na correria, é chegar e temperar. Nesse link aqui dou dicas sobre salada, dá só uma olhada: Coloque mais salada na suas vida: é só se organizar

Cozinhar os grãos nossos de cada dia

Arroz fresquinho é uma delícia, né? Mas não é todo mundo que tem o privilégio de conseguir fazer isso todo dia. Eu cozinho o arroz da semana e o feijão também. Mas tento sempre diversificar: grão-de-bico, ervilha, lentilha, feijões de todos os tipos (carioquinha, preto, branco, fradinho…<3); arroz integral, arroz 7 cereais, grão de trigo, cevadinha…ui, já tô até com fome.

Aqui nesse link tem dicas de variedade caso você queira sair do “arroz-feijão”: Cansou do arroz e feijão de todo dia? Varie essa marmita! 

Legumes e carnes

Bom, você já tem arroz, feijão, salada. Agora falta pensar nas “misturas”. Minha dica para carne e frango é cozinhar em uma porção grande e congelar em porções inviduais.

Carne moída e frango desfiado são verdadeiros coringas na cozinha e ter pronto no freezer garante a produção rápida de qualquer prato! Neste link está minha dica sobre isso: Sem tempo para cozinhar? Aposte na carne moída e no frango desfiado!

Também adianto os legumes da semana, uma dica especialmente boa para quem aproveita os pacotes de “moça, três é um real” da feira e depois não dá conta de comer tanto legume. O negócio é higienizar, picar e já congelar, pra quando tiver pressa só tirar do freezer e preparar! Neste link explico a técnica de branqueamento: A louca do freezer 

Frutinhas sempre à mão

Organizar as frutas também é legal, especialmente para quem trabalhar fora. Dá uma olhada nesse link aqui: Projeto verão com mais frutas na alimentação: yes, we can! 

Por fim, reuni outros links úteis para quem quer entrar nessa vibe de organizar a comida da semana “numa tacada só” e sempre ter algo caseiro à mão durante a semana:

Faça iogurte em casa: economize e ganhe em saúde
Tudo caseiro: delicie-se com doce de maçã no iogurte grego
Caldo de carne caseiro tem muito menos gordura e sódio; faça o seu!
Até o talo: aprenda a fazer caldo saudável com cascas 

Exemplo de uma rotina dominical marmiteirense

Como eu disse, não sou nenhuma chef mas tenho um mérito, modéstia à parte: sou muito prática na cozinha. E isso eu desenvolvi a partir da força do hábito, então, se você acha que não vai conseguir, eu te digo: vai sim! Vou dar um exemplo de coisas que fiz outro dia aqui em casa. Tudo ao mesmo tempo:   

Um quibe de abóbora
Iogurte caseiro
Frango desfiado com milho, tomate e erva doce
Com o caldo do frango, fiz um arroz integral
Lavei uvas
Lavei alface pra semana toda

Entrei na cozinha às 10h, saí às 13h, mas essas três horas garantiram uma semana super tranquila na cozinha: tinha pouco a fazer.

É legal fazer tudo na hora, fresquinho, sem precisar congelar? Sim, é ótimo. Mas para quem não tem tempo, assim como eu, o freezer ainda é o melhor dos mundos e te livra da tentação dos ultraprocessados prontos. 😉

« »

© 2017 Marmiteira. Theme by Anders Norén.

%d blogueiros gostam disto: