Não sou uma pessoa muito ligada a doces, então, simplesmente não tenho mão pra acertar sobremesas. E quando me aventuro, geralmente quero fazer coisas “diferentonas”, porém práticas. Não tenho paciência para receitas com muitas etapas ou com muita espera (eu quero comer, oras, bolas).

Uma coisa que aprendi a duras penas é que na cozinha a gente às vezes têm que baixar as expectativas, especialmente quando estamos fazendo algo pela primeira vez. Isso ficou muito claro quando me aventurei na famigerada mousse de abacate com cacau que relatei nesse post aqui.

O problema é que não ficou nem com gosto de abacate, nem de chocolate. Então concluí que prefiro comer cada um deles separadamente, rs. Estava com medo desse também ficar com gosto de tofu, mas não ficou! E é bem prático pra fazer, olha só:  

Mousse de chocolate à base de tofu

Ingredientes
200 gramas de tofu
1 colher (sopa) de açúcar de sua preferência
1 colher (sopa) de baunilha
1 colher (sopa) de cacau
150 gramas de chocolate meio amargo

Modo de preparo
Gosto de drenar um pouco o tofu porque ele tem muita água. Para isso, cortei em cubos grandes, enrolei em um pano limpo e coloquei um prato em cima, para fazer peso. Deixei ali por volta de uma meia hora.

Depois bati com o açúcar, a baunilha e o cacau em um processador. Em paralelo, derreti o chocolate no microondas – de 30 em 30 segundos, é só tirar e mexer até derreter tudo. Quando estiver bem cremoso, coloque no processador e bata bem, até tudo ficar bem homogêneo.

Ao terminar, verá que ele vai ficar uma textura beeeem parecida com a de mousse mesmo, como nessa foto aqui:


Antes de ir para a geladeira

Depois de um tempo na geladeira, fica mais durinho, mas achei igualmente gostoso.

Depois de ir para a geladeira

Ah! Importante lembrar que as medidas que coloco aqui são aproximadas, você pode ajustar de acordo com o seu gosto… mais açúcar ou menos açúcar, mais chocolate, etc.

Você também pode dar o seu toque, colocando por exemplo canela, noz-moscada, mel, ou o que achar que combina.

Eu por exemplo coloquei um tiquinho de sal no final, só pra quebrar um pouco do doce. E decorei com nozes, pra dar uma crocância. Enjoy! 😉