“Mom jeans” é um termo usado para um estilo de calça que é sinônimo de conforto: cintura alta e um corte mais “retão”. É considerado por muitos como pejorativo, afinal…são tantas mensagens implícitas…e isso me lembrou dessa excelente sátira: 

Uma polêmica que rolou aqui nos Estados Unidos essa semana exemplifica perfeitamente como os estereótipos em torno do corpo feminino são propagados. Vou contar essa historinha aqui (que na minha opinião, teve final feliz).

A Macy’s é uma loja super tradicional e reconhecida nos “states”. Quem já visitou sabe, é uma loja de departamentos gigantesca, com mil andares. Ou seja, não é só é uma loja, é um lugar turístico, visitado por gente do mundo todo.

Pois bem. A Dona Macy’s achou por bem revender em suas lojas uma linha de pratos um tanto quanto polêmica. 

O desenho do prato mostra basicamente que o tamanho da porção que você come é o que define o tamanho do seu jeans: a porção maior é “Mom jeans”. A média, “Favorite jeans”. E a menor, ó, que surpresa, “Skinny jeans”. 

Rolou um bafafá.

No Twitter, as pessoas começaram a criticar o produto, enfatizando que esse tipo de estigma é combustível pra distorção de imagem corporal e gatilho para transtornos alimentares para quem já tem essa predisposição

A Jameela Jamil, que é uma ativista ferrenha na área de body positivity também twittou.

Contem ironia 😂

Aí azedou de vez, né? Hoje, as redes sociais têm muita força e as marcas têm que estar ligadas nisso. 

Diante da repercussão negativa, a Macy’s retirou a linha de todas as suas lojas e se desculpou pelo ocorrido.

Resumindo: não é um número de jeans que nos define. Fim. ❤ 

Mom Jeans Meme