Lasanha de abobrinha é mais uma forma prática e gostosa de usar o legume

Tem muita gente que acha que se alimentar bem significa ser radical, 8 ou 80. Ou passa a semana na dieta restritiva, ou enjacando. Eu já gosto de misturar um pouco de cada coisa.

Se eu for fazer uma receita que vai algum ingrediente mais gorduroso, por exemplo, tento equilibrar colocando outros itens mais leves. Eu acho que esse é o segredo pra gente não ficar passando vontade das coisas mas também não sentir que está no exagero sempre. Pra mim, funciona. 🙂

Essa lasanha vegetariana de abobrinha é bem prática e eu fiquei bem feliz porque consegui aproveitar um queijo branco meio sem graça que estava na minha geladeira.

Eu sempre falo que na cozinha nada se perde, na maioria das vezes é possível reaproveitar as coisas.

Dia desses eu comprei um queijo minas light, e qual não foi a minha surpresa? Ele era muito inexpressivo. Sabe, sem sal, uma textura meio dura demais…enfim. Uma tristeza.

Mas não é que, uma vez ralado, ganhou todo um novo significado? E virou um ótimo recheio para essa lasanha.

Coloquei um pouco de provolone em cima para gratinar. “Ai, credo, queijo amarelo engorda”. Será que engorda mesmo, se consumido com moderação, dentro de uma dieta equilibrada? Acredito que não.

Como disse, tento sempre o caminho do meio: aqui equilibrei o queijo branco light e magrinho do recheio com todo o charme e exuberância do provolone na cobertura. <3

Bora tentar fazer pratos saudáveis, mas com sabor. Sem exageros. Vamos nos permitir. 😉

Lasanha vegetariana de abobrinha

Ingredientes
2 abobrinhas médias
3 dentes de alho
1 lata de tomate pelado (ou uns 4 tomates maduros para fazer o molho)
Sal, pimenta e azeite a gosto
Uma pitada de açúcar orgânico para o molho (opcional)
Queijo branco light ralado (pode ser ricota também)
Um pouco de provolone ralado para gratinar (pode ser parmesão ou muçarela)

Modo de preparo
Faça o molho de tomate: eu refoguei o alho no azeite, coloquei o tomate, um pouco de sal e açúcar e deixei apurar um pouquinho.

Corte a abobrinha ao meio e passe por um cortador para que fique em lâminas bem fininhas. Parece difícil, mas com este sofisticado aparelho que você encontra nas melhores lojas de R$ 1,99 do seu bairro, é possível chegar a resultados incríveis.

Cortador Legumes

Na loja de R$ 1,99 mais próxima da sua casa

Unte um refratário com azeite e vá espalhando as lâminas de abóbora. Espalhe então um pouco do queijo branco ralado e cubra com uma camada de molho de tomate. Repita o processo, e, por fim, coroe este maravilhoso momento com a camada de provolone ralado.

Deixei assar por 20 minutos com o refratário coberto por papel alumínio. Então retirei o papel e deixei gratinar por aproximadamente 10 minutos. Prontinho! Servi com arroz integral e salada.

Lasanha Vegetariana Abobrinha2

 

Veja também essa receita de lasanha de abobrinha com cottage e carne moída!

« »

© 2017 Marmiteira. Theme by Anders Norén.

%d blogueiros gostam disto: