Êeeeba! Tá frio! O que? Você não gosta de frio? Não me xinga, vai, tem uma coisa de bom aí nesse clima GLACIAL que estamos enfrentando. A incrível oportunidade de tomarmos SOPA.

Gif Feliz

“Você disse…sopa?!?”

Ai gente, como eu amo! Essa receita é ridiculamente simples (eu sempre falo isso, né? Mas é que eu só gosto de receita prática! Rs).

Sou adepta à ideia de aproveitarmos os alimentos “da casca ao talo”. Muita gente joga fora os talos e folhas de brócolis, e eles são tão nutritivos quanto a parte que geralmente levamos à mesa. Um exemplo é essa sopa, que por sinal ficou incrivelmente saborosa.

A Associação Prato Cheio, que é parceira do Marmiteira, trabalha nessa causa.  Hoje, a Claudia Jeovane da Silva, nutri da ong, me deu boas dicas sobre o valor nutricional dos alimentos que usei nessa receita. Dá só uma olhada!

NUTRI LIKES “Os talos de brócolis são ricos em fibras, vitamina C, magnésio, cálcio e potássio. Destaque também para o magnésio, que é um mineral importante para a manutenção da função cardíaca, além de ajudar a manter a saúde dos nossos ossos ao longo da vida.”

Dica extra da nutri: “Você também pode usar os talos em farofas, tortas, sucos, bolos e até doces.”

 

 

INGREDIENTE DO PODER Claudia destacou o inhame como um alimento rico em propriedades nutricionais. “Rico em carboidratos, o inhame não possui glúten. Portanto, tem um excelente valor energético. Também tem um bom teor de fibras e baixo índice glicêmico, além de ser fonte de minerais como o cálcio, magnésio e potássio e vitamina C.”

 

Sopa de inhame com talos e folhas de brócolis

Ingredientes

1 inhame
Folhas e talos de um maço de brócolis
Alho a gosto
1 fio de azeite
+ o que a sua imaginação mandar (já explico!)

Modo de preparo
Descasque o inhame, corte em pedaços e cozinhe em uma panela com água. Após 15 minutos, acrescente as folhas e talos e espere murchar. Coloque tudo no liquidificador, inclusive a água, e bata até virar um creme. Refogue o alho no azeite e junte o creme. 

Eu geralmente acrescento legumes e carnes que estão disponíveis na minha geladeira ou freezer para a sopa ganhar mais “corpo”. Por isso eu coloquei “o que sua imaginação mandar“, porque dá para acrescentar as carnes (de preferência as mais macias) e legumes que mais agradam seu paladar! Eu usei uma carne de panela (músculo) que eu tinha congelada e cubos de cenoura, que eu adoro! Ficou muito bom. 

Sopainhame Talo Brocolis2