Folhas da couve-flor são lindas e saborosas; aproveite-as!

Você sabia que a folha do couve-flor é igualzinha, a fuça, tale-quale, irmã gêmea da couve-manteiga? Eu pelo menos achei o sabor beeeem parecido. Pois é, só fui descobrir isso depois de 35 anos de feira, mas e daí né, gente, estamos nessa vida é pra aprender.

Muitas vezes não nos damos conta do quanto poderíamos economizar se soubéssemos mais sobre o desperdício de alimentos – mas muita coisa está enraizada na nossa cultura alimentar, então acaba “indo no automático”. Vejo pilhas e pilhas de folha de couve-flor sendo jogadas fora e, agora que eu sei que ela é boa pra cumê, já falo logo pro feirante que eu quero com folha e tudo.

E além disso é rica em nutrientes, olha só o que a Claudia Jeovane da Silva, nutricionista da Associação Prato Cheio, tem a dizer sobre essas belezuras. 

NUTRI LIKES “As folhas da couve-flor são ricas em vitamina C, cálcio e fósforo. A vitamina C fortalece o sistema imunológico (a defesa do nosso organismo), enquanto que o cálcio fortalece ossos e dentes. O fósforo desempenha funções como constituição do DNA e no funcionamento de vários sistemas enzimáticos.

Embora o sabor seja muito parecido, a couve-manteiga tem mais ferro, segundo Claudia. No entanto, como dito no box acima, a folha da couve-flor é rica em cálcio, vitamina C e fósforo. De quebra, é super versátil: você pode usar como acompanhamento para arroz, risotos, massas; e também para enriquecer uma sopa, uma salada ou mesmo para rechear pães e tortas.

Folhas de couve-flor

Folha de couve-flor não é lixo!

Eu fiz com capeletti: separei as folhas, lavei bem em água corrente, deixei uns 15 minutinhos de molho com água e uma colher de sopa de água sanitária, depois lavei novamente.

Piquei grosseiramente, refoguei no alho com um pouco de sal e um tiquinho de água. Esperei murchar um pouquinho, então joguei alguns pedaços de tomate e juntei estes ingredientes a um capeletti de quatro queijos. Tá aí o resultado!

Capeletti com folha de couve-flor

Capeletti com folha de couve-flor

 

 

 

 

 

« »

© 2018 Marmiteira. Theme by Anders Norén.

%d blogueiros gostam disto: