Sim, minha senhora, você não leu errado. A receita de hoje tem apenas DOIS, eu disse DOIS ingredientes. Dá até vergonha de dar a receita, de tão fácil que é. 

Na verdade ele pode ter QUATRO ingredientes (nooossa), tudo vai depender da sua boa vontade de ficar na cozinha. Explico: a ideia é fazer cogumelo recheado com purê de batata doce.

Porém, ele combina muito bem com essa farofinha de nozes que ensinei nesse post aqui, e, aí nesse caso você vai precisar de mais dois ingredientes: nozes e sálvia! Ambas as receitas eu aprendi e fiz junto com a minha amiga @wholefoodbylorrie – sigam o perfil dela, ela dá receitas muito maravilhosas. 

Esses petiscos ficam lindos e muito saborosos. E o cogumelo é super versátil, então você pode colocar os temperos que quiser. Vou indicar aqui o modo como eu fiz, e você adapta ao seu sabor! 😉

Ingredientes
2 caixinhas de cogumelo Paris
1 batata doce grande
Temperos a gosto!

Modo de preparo
Descasque a batata, corte em cubos e cozinhe até que “consiga enfiar o garfo”. Reserve. Limpe os cogumelos com papel toalha umedecido e tire, delicadamente, os talos (não jogue fora, seria um desperdício!).

Coloque-os lado a lado em uma assadeira sobre um papel manteiga. Temperei só com sal, pimenta moída na hora e azeite. Agora, é só preparar o purê – amasse a batata e tempere do seu jeitinho; eu usei um pouco de manteiga e sal.

Depois, é só colocar o purê dentro dos cogumelinhos e assar por mais ou menos 40 minutos, em temperatura média, até que os cogumelos estejam macios. É um petisco excelente para quem não come carne, e também pode ter outras coisas como recheio, como purê de batata normal, por exemplo, uma ricota/outro tipo de queijo, farofa de pão ou homus (esse eu já testei e fica pra lá de bom). 🙂

Petisco vegano de cogumelo

A farofinha de nozes e sálvia dá um gosto especial!

O que fazer com os talos?

Assar da mesma forma, com sal, pimenta e azeite. Pode salpicar salsinha por cima. Fica uma delícia com arroz branco, com macarrão ou dando uma “sustança” pra salada. Aqui em casa não tem desperdício!

Cogumelo Talos

Os talinhos dos cogumelos não vão pro lixo, não!