Basta fazer um friozinho que eu penso logo em uma coisa: sopa. Aliás, gosto tanto de sopa que não preciso nem de frio, mas essa semana a capital paulista amanheceu com os termômetros lá embaixo e eu aproveitei para fazer um prato que estava com vontade faz tempo. Trata-se de uma mistura que eu nunca tinha feito na cozinha: grão de bico com molho de tomate.

Ela foi inspirada em uma receita tirada do livro Sopa de Avó, de André Boccato, publicado pela editora Senac. E quando digo “inspirada” é porque eu dificilmente consigo seguir uma receita à risca.

Sempre tento usar o máximo de coisas que tenho em casa, sem fugir muito da proposta inicial. Exemplo: neste caso, o autor sugere cenoura como um dos ingredientes. Eu não tinha, usei abobrinha e ficou uma delícia. Também usei tomate pelado enlatado, que costumo ter em casa para emergências; mas eu geralmente prefiro fazer o molho caseiro, que também dá pouco trabalho e é natural.

Para evitar o desperdício, ao invés de correr no supermercado e comprar mais coisas, dê uma boa examinada na geladeira e veja o que pode deixar a sua versão ainda mais gostosa. Dá uma olhadinha: a receita tem mesmo aquela carinha de prato feito pela vovó, que é a melhor coisa quando precisamos de algo reconfortante e quentinho.

Sopa de grão de bico com molho de tomate

Ingredientes
400 ml de caldo de legumes (uso minha versão natural, que você pode ver neste post aqui)
2 xícaras de grão de bico cozido
1 lata de tomate pelado
1 abobrinha
1 dente de alho
Alho-poró a gosto
Páprica, sal e pimenta a gosto
Um pouquinho de cebolinha

Modo de preparo
Prepare o seu caldo de legumes. Em paralelo, refogue o alho e alho-poró em um fio de azeite. Acrescente o tomate pelado e o caldo. Na sequência, a abobrinha e o grão de bico. Finalize com os temperos e a cebolinha e deixe refogar por uns 10 minutos, até engrossar um pouquinho o caldo. Prontinho! Veja o resultado aí, que delícia.

 

 

Siga o Marmiteira no Facebook e no Instagram!