É uma alegria só quando consigo acertar um bolo no tamanho ideal pra minha casa: nem tão pequeno (se quisesse comer um pedaço só, faria bolo de caneca), nem tão grande (também não posso me dar ao luxo de comer bolo sete dias por semana, rs).

Esse aqui virou um caso de amor: eu praticamente comi inteiro mesmo (acho que era melhor ter feito de caneca! huahuah).

Foram dez minutos pra misturar tudo, mais meia hora de forno. Não usei nem batedeira, e a massa fica mais pra líquida do que pra pastosa. O resultado foi um bolo super fofinho! 

Ah! Além de ser quase 100% integral (uso um pouco de farinha branca para crescer), não vai nem óleo, nem leite, nem ovo. Dá pra acreditar?

Pois veja o milagre acontecendo!

Pão de mel integral (sem leite, sem óleo, sem ovo)

Ingredientes secos
1 xícara de farinha integral
1/2 xícara de farinha branca
3 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (café) de canela
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar mascavo (coloque o açúcar aos poucos, e veja o quanto precisa para o seu gosto, porque o mel já adoça bem)
1 colher (café) de fermento
1 colher (café) de bicarbonato

Obs.: Se você tiver cravo-da-índia em pó, use também uma pitada, faz toda a diferença! Infelizmente no dia que eu fiz não tinha, mas ficou bom mesmo assim.

Ingredientes molhados
1/2 xícara de mel
2 xícaras de água
1 colher (sopa) de essência de baunilha

Cobertura
1/2 barra de chocolate meio amargo
1/2 caixinha de creme de leite

Paodemelintegral 3

Imagina se deparar com essa marmitinha no meio da tarde? AFF

Modo de preparo
Unte uma forma com óleo de sua preferência e papel manteiga, e coloque o forno para aquecer em temperatura média. Em uma travessa grande, misture todos os ingredientes secos, menos o fermento e o bicarbonato. Mexa bem. Adicione então todos os ingredientes líquidos e misture bem até a textura ficar bem homogênea. Por fim, coloque o fermento e o bicarbonato, mexa mais uma vez e despeje na forma. Asse por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto o bolo esfria, faça a cobertura. É só colocar o chocolate picado em uma tigelinha, aquecer no microondas por 30 segundos, retirar e mexer bem. Repetir este processo (de 30 em 30 segundos) até ele virar uma calda. Então acrescente o creme de leite e mexa bem.

Cubra o bolo, corte em quadradinhos e coloque na geladeira para que a cobertura fique durinha. Aí, meu amor, é só curtir! ♥

Paodemelintegral 2

Ótima dica pro café da tarde. 😉