Eu assumo: eu não sou boa em abrir massa, sovar pão, fazer bolo crescer. Adoraria, na verdade, mas meu negócio é receita prática, rápida e, de preferência, com poucos ingredientes.

Além disso, sou ariana, o que me dá licença poética para dizer que não tenho o mínimo equilíbrio emocional para receitas que dizem “deixar crescer duas horas”, “sovar por 40 minutos”, “faça em três etapas” ou algo do tipo.

No way!

No caso dessa receita aqui, digo-lhes, amigos: até eu, um ser desprovido de paciência, tive a serenidade de colocar a mão na massa. Ou melhor, não precisei colocar, porque é só misturar tudo, mesmo. 😉

Eu conheci essa delícia de pudim de tapioca em uma viagem à Bahia. Lá, eles serviam no café da manhã. Tem várias receitas na internet, mas a que eu fiz foi essa aqui do site do Gshow.

Mas é claro que alguma coisa ia dar errado e eu não consegui desenformar, então, resolvi fazer em formato de dadinho e deu tudo certo!

Aiiii, mas receita com leite condensado em um site sobre alimentação saudável?!?”. Você deve estar pensando, correcto? Sim, vai leite condensado sim. Acredito que temos que ter prazer na nossa vida para poder passar a comer tudo com mais equilíbrio!

Eu acho que se a gente tem um cardápio variado, rico em frutas, legumes e outros alimentos in natura, e tentando evitar sempre que possível os ultraprocessados, não tem problema nenhum comer um doce com leite condensado de vez em quando. Falo com base no que funciona para mim: não passo vontade de nada, mas tento praticar a moderação.

E essa receita, inclusive, vai super pouco leite condensado. Vai também da sua HABILIDADE em se controlar diante da latinha na hora de colocar a cobertura. #fikdik

Falei sobre isso com a minha parceira Raquel, da WellMove, e ela concordou comigo <3. Olha aí o que ela disse!

Desapega do mito! “Restrições não funcionam, um doce de vez em quando não tem problema! Mas tem que saber escolher. Uma preparação como essa, que vai menos açúcar do que um doce industrializado, acho que vale muito a pena! O uso da tapioca também é bem interessante, é uma escolha boa de carboidrato para variar um pouco o uso da farinha de trigo.”

Ela também deu uma outra sugestão bacana que é consumir o doce após o almoço.

NUTRI LIKES “Você tende a comer menos doce após uma refeição grande com fibras e proteínas. Com isso, você impede o pico de açúcar no sangue. Fora que, comendo esse horário, você ainda tem metade do dia para queimar!”

Bora pra receita, Brasil?

Dadinhos doces de tapioca

Ingredientes
300 gr de tapioca granulada (é aquela de grãozinho, não a goma, que a gente usa para fazer tapioca salgada)
100 ml de leite de coco
50 g de açúcar (a receita diz 50 g, mas eu aconselho adoçar aos poucos e só depois que colocar o leite condensado, para não acabar adoçando demais. Eu usei bem menos do que isso)
1/2 lata de leite condensado para massa
1/4 lata de leite condensado para cobertura
600 ml de leite quente
150 g de coco fresco ralado grosso
Uma pitada de sal

Modo de preparo
Em um recipiente, misture a tapioca, o açúcar, o coco, a pitada de sal e o leite condensado da massa. Ferva o leite e o leite de coco em paralelo. Quando abrir fervura, junte este líquido aos demais ingredientes. Misture bem e despeje em uma forma untada com margarina. Espere esfriar um pouquinho e deixe na geladeira por cerca de uma hora. Ao servir, você pode cobrir com mais um pouquinho de leite condensado e coco ralado. Enjoy!
Dadinho Tapioca Doce