Essa é aquela receitinha boa para aquela segunda-feira que você está com zero disposição de ir para a cozinha, porém muita vontade de comer algo gostoso e reconfortante.

É prática, rápida e você pode fazer com qualquer ingrediente que tiver em casa, porque a base é purê de batata, que combina com absolutamente tudo!

Além disso, é crocante! E embora a crocância seja uma característica das coisas fritas em imersão, nessa receita não precisa mergulhar no óleo, só grelhar no azeite, porque a farinha Panko faz as vezes da crocrância.

Giphy Thankyou

Então, sem mais delongas, vamos à receita.

Bolinho de batata com atum grelhado

Bolinho de batata com atum

Ingredientes
2 batatas médias
Sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
1 ovo
Uma pitada de noz-moscada

1 lata de atum
1 punhado de salsinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de farinha Panko

Modo de preparo
Corte as batatas em cubos, cozinhe com água e sal, escorra e espere esfriar. Amasse e misture com a manteiga, o leite, o ovo e a noz-moscada. Acrescente o atum e a salsinha, acerte o tempero e faça bolinhos do tamanho e formato que você preferir. Aí é só passar no azeite e na farinha, e depois grelhar rapidamente em uma frigideria antiaderente com mais um pouquinho de azeite. Eu fiz em fogo baixo e deixei cada bolinho dourar por alguns minutos, até tostar levemente a farinha.

Esse bolinho vai muito bem com uma salada, ou como petisco mesmo. Nesse caso, vale a pena fazer um molhinho para “xuxar”. Combina com vinagre balsâmico, molhos à base de iogurte ou com fundinho agridoce (eu adoro!). 

E levar na marmita, então, AFE. Só amor! ❤

Bolinho de batata com atum grelhado