Para muita gente, o arroz integral tem gosto ruim e nem se compara ao branco, tradicional. Eu já acho que é uma questão de hábito.

De fato, para algumas preparações o arroz branquinho é fundamental, mas na marmita do dia a dia eu diria que ele vai muito bem e é uma opção mais saudável.

Para quem está lendo este post torcendo o nariz, eu tenho uma proposta: esta receitinha com limão, hortelã, frango em tiras e linhaça, que além de tudo é leve: tem só 424 calorias por porção.

Essa é uma boa dica para quem quer começar a acostumar o paladar e o cérebro com a ideia do arroz integral. Eu mesma, no começo, revezava: duas vezes por semana de arroz integral, três normal. Hoje como todo dia e fico feliz da vida. Vamos lá!

Arroz integral com hortelã, frango, limão e linhaça

Ingredientes
1 copo de arroz integral
2 filés de frango
2 limões
Folhinhas de hortelã picadas
2 fatias de queijo branco cortado em cubinhos
1 punhado de linhaça dourada (em grãos)
Cebola, alho, sal e pimenta a gosto
Azeite

Modo de preparo
Corte os filés de frango em tiras e refogue com um pouquinho de água, cebola, o alho, sal e pimenta, além de um fio de azeite. Enquanto isso, faça o arroz integral em uma panela a parte.

Aproveite o momento em que aguarda o ponto do arroz e do frango e, em uma travessa, coloque as folhinhas de hortelã, o queijo, e esprema um dos limões. Quando o frango ficar pronto, junte na travessa e misture bem.

O arroz vai ficar pronto na sequência (o integral pode demorar um pouquinho mais para cozinhar, mas vale a espera, não desanime!). Despeje o arroz na travessa, esprema o outro limão por cima e misture tudo. Decore com uma camada de linhaça dourada e com folhinhas de hortelã.

Rendimento: 2 porções

Para este post, contei com a colaboração da Suzana Camacho, professora do Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac. Ela avisa também que o arroz integral estimula o metabolismo a queimar gordura, combate o colesterol e diminui os sintomas da menopausa.

Além disso, ele é rico em fibras, o que significa que você se sente por mais tempo saciado. Quem não quer ficar mais tempo com a sensação de barriguinha cheia, né, minha gente? O resultado está aí: uma marmita bonita de se ver!

A linhaça dourada enriquece o prato com nutrientes e também traz um sabor especial